domingo, 24 de julho de 2011

UM DOM DE DEUS

     As Rezadeiras tem o dom da reza e da cura. Quem já procurou alguma para se benzer, sabe do calor humano que se pode sentir ao estar diante de uma das figuras mais mágicas e singulares da cultura popular brasileira.

   Quem nunca pediu socorro a ANICETA?! Ela sempre nos recebia com um cordão (pra saber se estava com “peito aberto”) e um galho de arruda.  O bom é que curava mesmo!!! 

     Como diz o ditado: “Filho de peixe, peixinho é”... Sua filha VITÓRIA (TCHITORA) tem o mesmo dom!  Outro dia na escola formou fila... Eu era a primeira, Nega a segunda, Nana, Irene, Guia, Fátima e assim por diante... E o resultado foi excelente!!!
     Segundo ela, as doenças mais frequentes são: espinhela caída, nervo triado, peito aberto, má oiado, cobreiro, íngua, quebranto, mão dirmintida, jeito no pescoço e no mocotó... E ainda reza pra achar coisas perdidas, roubadas, casamento e etc.
  Com voz sussurrada, traça no ar, cruzes sobre a cabeça do doente. Os ramos murcham e absorvem a doença. As orações invocam a santíssima trindade e não é permitido cruzar os pés ou as mãos (tem que ficar de corpo aberto).
VITÓRIA - Nossa Rezadeira!

Nenhum comentário: