domingo, 26 de junho de 2011

POR UM MUNDO MELHOR!


A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio para a saúde pública no país. Este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros.

Mas como resolver essa situação?

O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas. Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas

Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia". Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. 

O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, familiar, psicossocial, econômico e até mesmo espiritual.

É necessário investir na Prevenção!!! Mas também é fundamental oferecer tratamento para as pessoas que usam drogas e não conseguem sair sozinhas...  

Falando sobre isso, Içami Tiba (1999, p.270) afirma:  “... Seu natural equilíbrio fisiológico foi desregulado, acarretando modificações neurológicas, psicológicas e biológicas no organismo.  O dependente é um doente químico, por isso precisa de tratamento.” 

Com relação a Tratamento e Reinserção Social, nosso município deixa muito a desejar...  

Nenhum comentário: