Uma Reportagem do Fantástico deste domingo (29/01/2012), alertou para o uso ilegal de FORMOL no alisamento de cabelos. Veja alguns trechos:
Formol é usado ilegalmente em salões de beleza para alisar os cabelos
Em 2009 a Anvisa proibiu a venda de formol puro no país todo. Mesmo assim, ele continuou sendo usado agora com outros nomes: escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.
Estamos falando do formol, substância química, de cheiro forte, e cuja venda é controlada.
Então por que as mulheres continuam usando o formol? E por que salões de beleza insistem em aplicar o produto, em doses excessivas, para alisar o cabelo?
O formol começou a ser usado para alisar os cabelos há dez anos, nos salões de beleza do subúrbio do Rio de Janeiro.
Esse tipo de alisamento, que ficou conhecido como escova progressiva, virou febre também entre as paulistanas e depois chegou ao país inteiro. Até que, em 2004, veio o alerta do Instituto Nacional de Câncer (Inca). “O formol foi classificado, desde 2004, como um agente reconhecidamente cancerígeno”, afirma Ubirani Barros Otero, epidemiologista do Inca.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o formol está relacionado ao aparecimento de tumores no nariz, na boca, na faringe, na laringe e na traqueia. Também pode atacar o fígado. O câncer pode levar anos para aparecer.
“Todo cabeleireiro sabe que tem formol pelo cheiro”, afirma Ubirani Barros Otero, epidemiologista do Inca.
O Fantástico viu o resultado da análise dos outros produtos comprados na feira de cosméticos e em uma área de comércio popular do Rio de Janeiro. Das 11 marcas testadas, 7 tinham mais formol do que o permitido – até 24 vezes mais. Atenção, mulheres: 0,2% de formol (Permitido pela Anvisa) não alisa cabelo. Se a mistura alisar, é porque tem mais formol do que devia.
Confira a Matéria Completa clicando em: FANTÁSTICO