terça-feira, 8 de novembro de 2011

O MAL DO SÉCULO

SÍNDROME METABÓLICA
É o problema formado a partir de três doenças que tem relação entre si, além dos maus hábitos de vida da sociedade atual. Elas são: o diabetes, a hipertensão e a hipercolesterolemia (colesterol elevado). Explica o endocrinologista Tércio Rocha, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
    “O diabetes tipo 2 nasce a partir de uma resistência do fígado à insulina, chamada de resistência insulínica periférica. Isso acontece por que a gordura localizada no abdômen acaba causando uma infiltração no fígado. A partir daí, o pâncreas precisa sintetizar cada vez mais insulina para nivelar adequadamente a taxa de açúcar”, diz o médio. Ele explica que com esse estresse pancreático, configura-se o diabetes tipo 2.
    “Junto com essas marés de oscilação de glicemia que acontecem também por uma dieta rica em carboidratos, os endotélios dos vasos sanguíneos inflamam como mecanismo reacional, o que gera a hipertensão arterial. Somando a isso ocorre uma alta de gordura circulante, alta de colesteróis. Essa é a síndrome metabólica”, completa Tércio.
   O médico finaliza dizendo que a síndrome é grave e pode matar. “Mas ela mata aos desavisados, aos desatentos à sua saúde. Se você se nutrir de cultura e informação, consegue reverter esse mal”, afirma.
FONTE:GNT GLOBO

Nenhum comentário: