quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CUIDADO COM ALGUNS REFRIGERANTES!

Você gosta de refrigerante?!
Pois saiba que, junto com ele, você pode está ingerindo uma substância cancerígena.

     A presença do benzeno (substância que causa câncer –longo prazo) nas bebidas foi detectada em 2009 pela PROTESTE - Associação de Consumidores ao realizar exames em 24 amostras de diferentes marcas. O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado agora, dois anos após o MPF instaurar inquérito civil público para apurar o caso. Para a Associação esta é uma vitória e garantia para a saúde da população brasileira. Só é uma pena o prazo de até cinco anos para a mudança.
     A Associação detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet. Em duas das amostras –  Sukita Zero e Fanta Laranja Light – a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana.
     Os fabricantes informaram que a formação do benzeno decorre de um processo químico geralmente desencadeado nos refrigerantes light/diet, já que a presença do açúcar inibe a formação da substância. Disseram ainda que “a eventual identificação de traços mínimos de benzeno em determinado produto pode se dar por razões diversas e alheias aos esforços da empresa, como, por exemplo, em decorrência da quantidade de benzeno pré-existente na água”.
Fonte: PROTESTE

Nenhum comentário: