ORIGEM - COBRA

Existem 3 versões para a origem do nome COBRA.  


1. OS TROPEIROS E A COBRA GRANDE
     Conta-se que nos idos do Século XIX era costume a comercialização de alguns produtos ser feita por tropeiros (pessoas que conduziam jumentos carregados de mercadorias para vender em povoados distantes). Nessa época ,um grupo de tropeiros resolveu descansar no final do dia, às margens de um rio.  Nesse espaço, havia um pau grande e grosso, onde os tropeiros colocaram as selas dos jumentos e foram dormir. Quando o sol raiou, os tropeiros se assustaram ao notar que as selas tinham sumido.  
     Procuraram nos arredores e não encontraram.  Quando olharam para o rio, perceberam que algo estranho estava acontecendo: As selas boiavam rio acima!  Se aproximaram e perceberam que o pau grande e grosso não era pau e sim, uma imensa cobra.
     Desde então, o rio passou a ser conhecido por RIO DA COBRA!!!



2. O TRAÇADO DO RIO
     Havia nas proximidades do Povoado, um rio cujo leito "desenhava" uma cobra serpenteando. Em razão desse formato, foi denominado pela população, de RIO DA COBRA. O Povoado que já se chamava Santo Antônio (em homenagem ao Santo de devoção dos fundadores), passou a ser chamado de SANTO ANTÔNIO DA COBRA.



3. A MARCA DO FERRO!
     Conta-se que Manoel Noberto, proprietário de um grande rebanho na região, marcava o gado com um ferro que desenhava as iniciais do seu nome, com as letras juntas e minúsculas (mn) que se assemelhava a uma COBRA. Como criava o gado solto, em qualquer lugar por onde um animal passava, o povo logo o identificava como "gado da cobra". E o costume popular consagrou com o nome de COBRA, o lugar onde morava o proprietário do rebanho.