quarta-feira, 14 de março de 2012

PROIBIDO CIGARROS COM AROMA E SABOR - PELA ANVISA

Os cigarros com sabor sairão do mercado do mercado em 18 meses - É o que determina a ANVISA (Terça-feira, 13/03/2012), em Brasília. A Agência argumentou que os aditivos (principalmente) mentol e cravo alteram a características dos cigarros para atrair jovens. Foi mantida a liberação do açúcar, usado na produção do tabaco.

Além do cigarro, o veto alcança também fumo para cachimbo, charutos e cigarrilhas com sabor, mas os fabricantes destes produtos terão um prazo maior para tirá-los do mercado: 24 meses. 

Substâncias que conferem sabor doce ao cigarro e que potencializam a ação da nicotina no organismo, também não serão mais permitidas. “Evidências científicas apontam que muitos desses aditivos aumentam o poder da nicotina, fazendo com que os cigarros fiquem mais viciantes”, explica Álvares.

No Brasil, o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas todos os anos. Atualmente, existem 25 milhões de fumantes e 26 milhões de ex-fumantes no país. A prevalência de fumantes é de 17,2% da população de 15 anos ou mais.
Saiba mais: Revista Veja

Nenhum comentário: