sábado, 26 de novembro de 2011

CUIDADO COM O PARACETAMOL

Doses um pouco acima do permitido
causam danos maiores
Consumir uma dose um pouco acima da recomendada do analgésico Paracetamol por um longo período de tempo - mesmo que apenas por uma questão de dias - pode causar graves danos à saúde, de acordo com pesquisadores britânicos. 

Cientistas da Universidade de Edimburgo, analisaram 161 casos do que chamaram de "overdose escalonada" durante um período de seis anos. 
Kenneth Simpson e sua equipe analisaram os registros médicos de 663 pacientes que foram encaminhados, devido a problemas do fígado induzidos por paracetamol. Os 161 casos que tiveram a overdose escalonada tinham mais chances de desenvolver problemas no fígado e cérebro e de precisar de diálise ou ajuda para respirar. Eles também tinham mais chances de morrer devido a estas complicações. 

"Eles não tomaram overdoses grandes e únicas, aquelas que ocorrem em um único momento, tomadas por pessoas que tentam cometer suicídio, mas no decorrer do tempo o dano se acumula e o efeito pode ser fatal", disse Simpson. 

Para o professor Roger Knaggs, da Grã-Bretanha, o estudo indica que "Se as pessoas estão sentindo dor e o paracetamol não ajuda, ao invés de pensar em aumentar a dose, eles devem consultar o farmacêutico para outro tipo de controle da dor ou consultar alguém que possa ajudar (a entender) a causa da dor", disse.

3 comentários:

Marcial Almeida disse...

Conheci uma pessoa que morreu devido o uso excessivo de paracetamol. Tomava sempre que sentia qualquer dorzinha. Teve um sério problema hepático por conta disso e teve que enfrentar a hemodiálise. Não resistiu ao tratamento e faleceu.

Essa notícia não é nova. Em 2005 a revista científica New Scientist divulgou uma pesquisa feita por cientistas norte-americanos cuja conclusão foi que o paracetamol se tornou a principal causa de insuficiência hepática nos EUA e que 20 comprimidos diários são suficientes para causar insuficiência hepática e levar à morte.

No Brasil a coisa pode se complicar ainda mais pq com a multiplicação dos casos de dengue muita gente está tomando paracetamol indiscriminadamente, pois é o analgésico mais recomendado pelos médicos para este caso.

O conteúdo desse post é muito importante e estou até pensando em escrever sobre o assunto no meu blog.

Conscientizar nunca é demais!
Parabéns!

Anônimo disse...

Ólá querida Vânia, uma notícia como essa deveria ser distribuida entre os nossos médicos que pensam que paracetamol cura até câncer.
Basta consultar para sair com uma receita de paracetamol. No meu caso por exemplo, que sinto dores constantes, receitaram-me paracetamol 1000mg para uso contínuo.
Sorte minha que não fez efeito nenhum, as dores continuaram iguais e parei por conta própria.
Um beijão querida!!!

Link Busca disse...

Boa parde, Eu vim aqui pra te dizer que o link busca tem novas regras cadastre o seu blog e continue mandando links. O seu blog já mando muito link para o agregador então ele vai fica no top parceiros. To aguardando o seu cadastro e um ótimo final de semana.